segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Como fazer um motor stirling caseiro passo a passo



Este é meu primeiro motor que passou dos 1000 rpm, mesmo assim mantive a mesma força do motor anterior, sem aumentar a fonte de calor. Tem 19cc, construído com materiais encontrado em sucatas. Havia a necessidade de um volante maior ou mais pesado, mas faltou espaço para a colacação de outro volante. Consequentemente, houve uma maior variação do brilho dos leds. No caso de um volante maior, este motor também teria partida automática, como mostrado no vídeo.

This is my first engine that went from 1000 rpm. Yet kept the same power from the engine before, without increasing the heat source. It has 19cc, built with materials found in scrap. There was the need for a larger or heavier flywheel, but lacked colacação space for another wheel. Consequently, there was a greater variation of the brightness of the LEDs.

12 comentários:

  1. e essa mangueirinha aí? qual a função dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ismael! Essa mangueirinha, no atual momento não possui nenhuma utilidade no motor. Porque estão instaladas, somente com a intenção de interligar uma "futura" bomba de água. Com a função de circular e resfriar, mantendo o motor frio. Semelhante ao sistema de resfriamento de um motor de carro.
      Pois a construção deste motor, ainda não está totalmente concluída. Ainda estou trabalhando na melhora de seu desempenho.
      Temos neste blog, mais tutoriais para a montagem de um motor stirling caseiro. Estamos á disposição para esclarecer qualquer dúvida, assim que possível.
      Muito obrigado por sua visita.
      Leandrojwfolha.

      Excluir
  2. vlw Leandro, aqui é eu to "tentando" construir um motor stirling mas estou com dificuldades, o pistão está com pouca folga num chega a nem 1mm de folga para ser mais exato por acaso teria que ter maior espaço? e estou usando 10 cd's no volante, é muito? ou tem q ser menos?
    to usando tb é latinha de cerveja no cilindro, o pistão eu o fiz com copo de alumínio eu não sei se interfere mas acho q ele está um pouquinho pesado para o motor a espessura é de 1 a 2 mm e altura de 50mm, no pistão de trabalho dito no vídeo eu usei 'joelho' de pvc com balão de soprar, usei tb um deposito de aguá para refrigeração.
    o motor q vc fez ficou muito bom queria muito fazer um parecido, mas não tenho condições de conseguir por exemplo 2 hd's.
    se o vc poder me ajudar lhe agradeço.
    meus parabéns vc leva jeito para o negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio e acompanhar os trabalhos deste blog.

      Ismael! Se você está comentando da folga do pistão deslocador “expansivo”, está muito bom. Pois meus motores tem uma folga entre o cilindro o pistão de 2mm, na qual aumenta e muito a área morta do motor. Porque é um espaço onde se perder pressão. Mas não deixe este pistão se esfregar no cilindro, assim terá um atrito desnecessário.

      Volante está muito bom, quanto mais pesado ou maior, mais força o motor tem e alcança mais rotação. Porém tudo tem um limite, se for muito grande terá um arrasto com o vento, deslocamento de ar com o girar do volante. Consumindo energia do motor para formar este redemoinho de vento.

      Quanto mais leve o pistão, melhor! Pois a vibração é menor e terá menos trabalho para fazer balanceamento em altas rotações. No meu caso prefiro usar este feito com lata de Red Bull e coloque um reforço interno para que a pressão não o esmague o pistão. Na qual tem um peso total com o raio de 16g “Pistão”.

      Quanto aos HDs, peça as sucatas em uma oficina de informática e diga para que fim. Que lhe fornecerão sem custo, principalmente se informar o que pretendes fazer. Caso não diga, farão pouco caso.

      Não deixe de comunicar quando finalizar seu motor! Se possível me enviei o endereço do seu vídeo.

      Leandro.

      Excluir
  3. Leandro vc não tem nem noção de como vc me ajudou, valeu e muito suas dicas, me ajudou demais muito obrigado.
    quando eu terminar eu irei fazer um vídeo dele funcionando e vou adicionar em meu Blog e irei lhe comunicar.
    O meu motor já está quase pronto, só mais algumas poucas peças e ele já estará prontinho!!!!!

    Muito obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma satisfação poder ajudar alguém quando possível. Qualquer imprevisto que ocorra, estamos aí á disposição, conforme nosso tempo.

      Ficarei esperando por seu aviso. Obrigado.

      Leandro.

      Excluir
  4. é possivel transforar essa energia gerada em energia luminosa(acender uma lampada)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Girlene! Esse Motor tem capacidade para sustentar uma luz de emergência com 30 leds. Que ilumina muito bem um ambiente escuro.

      Curiosidade! Uma lâmpada incandescente comum “uma pequena lâmpada de lamparina antiga“ consome em média 1 Watts de eletricidade, que seria possível ligar até 3 luz de emergência “= 90 leds” com a mesma energia. Tamanha a diferença de consumo de eletricidade entre cada tipo.

      No momento este motor não tem nenhum utilidade prática, somente para exposição e demonstração do que pode ser construído em casa com pouco recurso e acesso a materiais de qualidade. Mas na qual já foi possível produzir um pouco de eletricidade com pouca disposição de calor.

      Qualquer dúvida, o blog está a sua disposição. Agradecemos sua participação.

      Leandro.

      Excluir
  5. cara eu conseguir fazer o meu mais to fazendo alguns ajute depois vou postar um video

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lucas! Nossa!!! Muito bom que conseguiu! Me comunique e envie-me o endereço do vídeo, para que eu possa assitir!

      Irei assitir com grande satisfação, pois para que faz seu primeiro motor funcionar, realmente é uma alegria inesplicável.

      Valeu Lucas!
      Leandro.

      Excluir
  6. Olá Leandro, vi agora o seu projeto. Praticamente 1 ano depois. Parabéns!! Dos motores caseiros que eu vi, o seu é o melhor. Você possui um tutorial em documento? Abraços e eu vou tentar fazer um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grazziani,obrigado pelo elogio!

      Não possuo um tutorial em documento ainda, tenho um montado pela metade. Mas não sei quando irei terminar. Estou com diversos compromissos pessoais a serem resolvidos.

      Você já assistiu meu outro vídeo com tutorial de um motor mais simples? ([Tutorial] Como construir Motor Stirling caseiro passo a passo explicativo - Stirling engine)

      http://youtu.be/4qLPvydyJ90

      Deste vídeo, eu possuo um material em texto com dicas, para que tenha sucesso na construção do funcionamento do primeiro motor. Se for de seu interesse, posso disponibilizar o conteúdo.

      Abraço,
      Leandro Wagner.

      Excluir

A fim de evitar comentários inadequados à política do blog, depois de lida, sua contribuição será liberada.