domingo, 21 de julho de 2013

Stirling Gama - fole de borracha - rubber bellows engine



Publicado em 21/07/2013

Motor Stirling modelo Gama. Neste projeto foi empregado como pistão de trabalho um fole de borracha, de 31cc de cilindrada total (31cm³). O pistão deslocador possui 18cc (18cm³). A soma dos dois cilindros com a área morta representa 54cc (54cm³).

Em rotações livres, o motor atinge picos de 680 rpm, estabilizando-se em 540 rpm. Não foram feitos testes com temperatura superior à chama propiciada pela queima do álcool, como mostra o vídeo. Este motor destaca-se pelo baixo nível de ruído de trabalho. Em funcionamento, é praticamente imperceptível, mesmo em ambiente silencioso. Sendo assim, em escala maior, é uma ótima opção na geração de energia para pequenas embarcações navais, em que se requer silêncio durante à noite.

Características:

- O pistão deslocador possui 48mm de curso total, tendo 21mm de diâmetro e 50mm de comprimento.
- O diâmetro interno do cilindro quente é 22mm.
- O curso do pistão de trabalho (fole) é 20mm, sendo o diâmetro da cavidade interna de 23mm e da externa de 41mm, com 31cm³ de volume interno. A área morta é de aproximadamente 5cm³.
- O volante tem um diâmetro de 140mm e um peso aproximado 300g.
- As bielas são compostas por tubos de antena de aparelhos eletrônicos e o leitor de HD, que possuem rolamentos de altíssima qualidade.

Foi necessária a instalação de um eixo interno de bronze, para o fole, que desliza numa bucha precisa de Celeron, com lubrificação permanente a base de grafite.

A título de curiosidade, o motor desmontado conta com um total de 115 peças, sem contar parafusos e arruelas. Parte das peças para sua montagem é resultado de reaproveitamento de equipamentos usados; entretanto, 65 peças foram confeccionadas por mim.

Este foi meu primeiro motor Stirling. O período entre projeto e montagem foi de 20 dias. Acredito que seu rendimento possa melhorar consideravelmente com algumas modificações.

Nélio